Quinta do Churrasco

22 10 2015

 

O freezer pode ser um grande aliado para conservar alimentos e programar as refeições. Todos os tipos de carnes podem ser congelados , até os miúdo e os derivados. A carne ideal para ser congelada é a fresca, mas a carne de animais recém abatidos deve esperar de um a dois dias no refrigerador antes de ser congelada. Já a carne que já tenha sido congelada crua, como a vendida nas épocas de entressafra, só pode ser recongelada sob forma de prato pronto.

 

Carnes:
Não se deve lavar e temperar a carne a ser congelada, apenas tirar os ossos e o excesso de gordura. A carne deve ser embalada sem ser dobrada, e em porções isoladas para cada refeição.

Os bifes devem ser congelados separadamente em saquinhos plásticos próprios para ir ao freezer ou papel aderente.O mesmo vale para o hambúrgueres caseiros.

 

Frango:
Para congelar frango, limpe-o bem. Caso ele esteja temperado, prefira guardar em potes de plásticos, limpos, secos e que sejam herméticos. Guarde em porções que serão usadas, por exemplo, três frangos em um pote.

 

Peixe:
É ideal congelar os peixes quando estão frescos e sem nenhum tempero. Separe em saquinhos próprios para congelar ou papel aderente de forma individual, ou seja, cada filé separado. Além dos saquinhos coloque as porções que serão utilizadas em potes herméticos com água pela metade. Isso formará uma crosta de gelo e garantirá a qualidade do peixe.

 

 

Tempo de conservação de diferentes carnes congeladas:

Carne bovina fresca ………………………………………………………………..12 meses

Carne moída…………………………………………………………………………..3 meses

Carne de porco……………………………………………………………………….6 meses

Bacon…………………………………………………………………………………..2 meses

Carneiro e coelho……………………………………………………………………8 meses

Caça………………………………………………………………………………….12 meses

Miúdos de bovino fresco ………………………………………………………….3 meses

Hamburguers…………………………………………………………………………3 meses

Linguiça e salsinha…………………………………………………………………2 meses

Tender e presunto……………………………………………………………….4 meses

Vitela…………………………………………………………………………………4 meses

 

 

DESCONGELAMENTO DE CARNES

A forma ideal de descongelar carnes é deixando na geladeira de um dia para o outro. Caso isso não seja possível, o microondas dá conta do recado. Mas existem outras formas, que vamos apresentar aqui. Lembrando que a carne não pode ser mergulhada em água ou lavada, porque, desta forma, ela perde suas propriedades.

 

 

Bifes e hamburguers

Eles podem ser fritos mesmo estando congelados. O fogo tem que estar forte e a frigideira tem que estar com tampa, mas deixando uma abertura para não cozinhar.

 

Carnes de assar (Lagarto, coxão mole e outras)

Envolva a carne com papel alumínio e leve ao forno até descongelar quase que totalmente. Depois é só temperar e levar ao forno de novo, para terminar de descongelar e assar. É importante ressaltar que carne de porco e aves precisam estar totalmente descongeladas antes do preparo.

 

Carnes para sopas (Coxão duro, músculo e outras)

É só colocar a carne congelada diretamente em uma panela com água fria, temperar e deixar cozinhar.

 

Carne moída

Caso seja necessário refogar, basta colocar a carne congelada em uma panela já com os temperos em fogo baixo. A panela deve ficar tampada, mas é necessário mexer de vez em quando para não grudar no fundo.

 

Salsicha

Basta colocar em uma panela com água fria em fogo baixo.

 

Linguiça

Coloque em uma panela com água e óleo. Quando a água secar, a fritura já começará automaticamente.